Quarto escritório mundial do Simest inaugurado em São Paulo
“O Brasil será cada vez mais uma prioridade da política externa do governo italiano”. Palavras do vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, ao participar, no último dia 8 de outubro, do Forum Imprenditoriale Italia-Brasile, realizado na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), com participação do ICE e da Câmara Italiana de Comércio de São Paulo. “É mais fácil dialogar e construir pontes onde já existem tantos embaixadores”, acrescentou Tajani, em referência aos muitos exemplos de italianos e descendentes bem-sucedidos no país. “O Brasil também é o primeiro mercado dos investimentos diretos italianos na América Latina”, lembrou ele.
No evento foi anunciada a inauguração, em São Paulo, do quarto escritório mundial da Simest. Parte do Grupo CDP (Cassa Depositi e Prestiti), a Simest apoia a internacionalização das empresas italianas, desde a primeira avaliação para abertura de um novo mercado até a expansão, por meio de financiamento, crédito para exportações e participação no capital das empresas. Em 2023, a Simest acompanhou empresas italianas em 125 países, intermediando 310 milhões de euros em investimentos participativos/venture capital e 6,2 bilhões de euros em apoio à exportação.
Durante o evento foi assinado um memorando de entendimento entre CDP, SACE (Sezione per l’Assicurazione del Credito all’Esportazione) e o Banco do Brasil, para o fortalecimento do comércio, formação de parcerias e financiamento de projetos ESG entre clientes do banco brasileiro e a cadeia de fornecimento Italiana. Projetos de reconstrução do Rio Grande do Sul, afetado pela catástrofe climática, estão na pauta.
Outro acordo envolveu a Valente SpA, empresa italiana de engenharia, componentes ferroviários e de mineração, e o grupo brasileiro Imetame Logística Porto, de presença significativa no setor da logística, para a realização de obras de infraestrutura no porto de Aracruz, no Estado do Espírito Santo.
Números surpreendentes
No ano em que são celebrados os 150 anos da imigração italiana no Brasil, os números de italianos e descendentes no país são surpreendentes. Segundo a embaixada italiana, cerca 750 mil italianos vivem hoje no país. E calcula-se que 30 milhões de pessoas (ou cerca de 15% dos brasileiros) são descendentes dos italianos chegados ao Brasil a partir de 1874, formando a maior comunidade de descendentes de italianos do mundo.
Este artigo faz parte da newsletter mensal da GSA. Para receber conteúdos exclusivos como este no seu e-mail, assine a nossa newsletter clicando aqui.