Franquias brasileiras ampliam operações no exterior
Mercado de franchising no Brasil: em 2011, os italianos Edoardo Tonolli e Gabriele Scarponi decidiram expandir a tradição do gelato artesanal para além da Itália e abriram a primeira loja da “Bacio di Latte” em São Paulo. A marca conquistou rapidamente o público brasileiro. Pouco mais de uma década depois, a rede soma mais de 130 lojas no país. Recentemente, iniciou operações nos Estados Unidos.
A “Bacio di Latte” é um exemplo do potencial do mercado brasileiro de franchising, que atrai cada vez mais investimentos. Os números são robustos: segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor movimentou R$ 240 bilhões em 2023 (39 bilhões de euros), com um crescimento de 13,8% sobre 2022. Hoje são 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil, com mais de 195 mil operações. O franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas.
No Brasil estão presentes redes de todas as nacionalidades, mas as marcas brasileiras se destacam. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), na liderança do ranking está a Cacau Show, marca brasileira de chocolates, com 4.216 operações, que em 2023 cresceu 10,7% em relação ao ano anterior. Na segunda posição está “O Boticário”, do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 3.689 operações. A rede norte-americana McDonald’s, símbolo mundial do conceito de franchising, fechou em terceiro lugar, com 2.662 unidades.
Entre as 20 maiores redes de franchising em atuação no país, 13 foram fundadas no país e permanecem sob controle de empresas brasileiras. Entre as 50 maiores franquias, 32 são de origem brasileira, competindo diretamente com gigantes internacionais.
Riscos e oportunidades
O dado comprova que há espaço para inovação e que a adaptação à cultura e às necessidades do consumidor local são parte do sucesso das operações. Mas a não observação de características locais (culturais, de legislação e outras) pode ser um impeditivo. De acordo com a ABF, o número de redes estrangeiras em operação no Brasil, embora tenha caído de 236 em 2022 para 154 em 2023, ainda representa uma presença significativa.
A ABF aponta que o setor já é bastante maduro no Brasil, com uma infraestrutura bem desenvolvida e legislação clara. Os investidores estrangeiros também encontram uma cultura do negócio franchising avançada e uma vasta rede de franqueados experientes. Isso atraiu para o país, em 2023, novas marcas como as redes norte-americanas de restaurantes Dickey’s e Popeyes Louisiana Kitchen e a Points, rede francesa que atua no setor automotivo.
Ao mesmo tempo, as redes brasileiras são oportunidades de entrada rápida no país de redes internacionais que tenham capacidade de investimento. Em 2017, a italiana Luxottica, maior fabricante de óculos do mundo, adquiriu por 110 milhões de euros a rede varejista Óticas Carol que, com 1.400 lojas, posiciona-se hoje em nono lugar entre as 20 maiores franquias do país. A rede de escolas de inglês Wizard, criada no Brasil em 1987, foi adquirida pelo grupo britânico Pearson por R$ 1,7 bilhão (275 milhões de euros) e hoje é a 17ª colocada no ranking das franquias no Brasil, com mais de 1.000 franqueados.
RANKING 20 MAIORES FRANQUIAS BRASILEIRAS
Marca |
SEGMENTO |
LOJAS |
VARIAÇÃO sobre 2022 |
CONTROLE |
|
1 |
Cacau Show |
Alimentação |
4216 |
10,70% |
Brasil |
2 |
O Boticário |
Saúde e Beleza |
3689 |
0,05% |
Brasil |
3 |
McDonald´s |
Alimentação |
2662 |
2,50% |
Estados Unidos |
4 |
Colchões Ortobom |
Casa e Construção |
2380 |
0,30% |
Brasil |
5 |
Odontocompany |
Saúde e Beleza |
1899 |
-5,20% |
Brasil |
6 |
Lubrax + |
Serviços Automotivos |
1741 |
1,70% |
Brasil |
7 |
Subway |
Alimentação |
1574 |
-18,20% |
Estados Unidos |
8 |
AM/PM |
Alimentação |
1540 |
-3,63% |
Reino Unido |
9 |
Óticas Carol (Luxottica) |
Saúde, Beleza |
1400 |
-4,30% |
Itália |
10 |
Burger King Brasil |
Alimentação |
1331 |
5,70% |
Canadá |
11 |
BR Mania |
Alimentação |
1323 |
10,50% |
Brasil |
12 |
Óticas Diniz |
Saúde e Beleza |
1207 |
3,34% |
Brasil |
13 |
Shell Select |
Alimentação |
1197 |
-1,30% |
Reino Unido |
14 |
Jet Oil |
Serviços Automotivos |
1145 |
0,70% |
Brasil |
15 |
Chilli Beans |
Moda |
1116 |
13,40% |
Brasil |
16 |
CVC Brasil |
Hotelaria e Turismo |
1038 |
-3,70% |
Brasil |
17 |
Wizard by Pearson |
Escola de Línguas |
1014 |
1,40% |
Reino Unido |
18 |
Oggi Sorvetes |
Alimentação |
1005 |
19,60% |
Brasil |
19 |
Bob´s |
Alimentação |
1002 |
0,50% |
Brasil |
20 |
Correios |
Serviços |
994 |
3,00% |
Brasil |
Fonte: Associação Brasileira de Franquias (ABF)
Internacionalização do setor
O bom desempenho, a experiência adquirida no mercado doméstico e a digitalização (aplicada à gestão) estão alavancando a expansão internacional de redes de franquias brasileiras. Em 2023, a ABF registrou 205 marcas de franchising brasileiras atuando em 125 países. Ano passado havia mais de 2.175 unidades operativas ativas dessas marcas (crescimento de 26,3% com relação a 2022).
Segundo a ABF, outro fator de impulsionamento da internacionalização é o apelo de marcas “made in Brazil”, ligadas aos setores de saúde, beleza e moda (com 39 marcas cada uma. Nesses segmentos se destacam “O Boticário”, com forte presença nos mercados da América Latina, e a “Chilli Beans”, que ampliou sua atuação nos Estados Unidos. No segmento de alimentação, 36 marcas de franquias brasileiras já atuam no exterior.
Os Estados Unidos são o mercado mais explorado (76 marcas) pelas franquias “multinacionais” brasileiras. Portugal vem em segundo lugar, com 71 marcas. Na terceira posição está o Paraguai, com 54 marcas.
TOP 10 – FRANQUIAS BRASILEIRAS NO EXTERIOR
Países |
2022 |
2023 |
Estados Unidos |
78 |
76 |
Portugal |
56 |
71 |
Paraguai |
46 |
54 |
Bolívia |
27 |
28 |
Chile |
23 |
25 |
Colômbia |
23 |
24 |
Uruguai |
22 |
24 |
México |
21 |
24 |
Argentina |
20 |
19 |
Espanha |
19 |
19 |
Fonte: Associação Brasileira de Franquias (ABF)