Mercado de franchising no Brasil movimenta R$ 240 bilhões por ano

27/09/2024

Franquias brasileiras ampliam operações no exterior

Mercado de franchising no Brasil: em 2011, os italianos Edoardo Tonolli e Gabriele Scarponi decidiram expandir a tradição do gelato artesanal para além da Itália e abriram a primeira loja da “Bacio di Latte” em São Paulo. A marca conquistou rapidamente o público brasileiro. Pouco mais de uma década depois, a rede soma mais de 130 lojas no país. Recentemente, iniciou operações nos Estados Unidos.

A “Bacio di Latte” é um exemplo do potencial do mercado brasileiro de franchising, que atrai cada vez mais investimentos. Os números são robustos: segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor movimentou R$ 240 bilhões em 2023 (39 bilhões de euros), com um crescimento de 13,8% sobre 2022. Hoje são 3,3 mil marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil, com mais de 195 mil operações. O franchising brasileiro responde por mais de 2% do PIB e emprega diretamente cerca de 1,7 milhão de pessoas.

No Brasil estão presentes redes de todas as nacionalidades, mas as marcas brasileiras se destacam. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), na liderança do ranking está a Cacau Show, marca brasileira de chocolates, com 4.216 operações, que em 2023 cresceu 10,7% em relação ao ano anterior. Na segunda posição está “O Boticário”, do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, com 3.689 operações. A rede norte-americana McDonald’s, símbolo mundial do conceito de franchising, fechou em terceiro lugar, com 2.662 unidades.

Entre as 20 maiores redes de franchising em atuação no país, 13 foram fundadas no país e permanecem sob controle de empresas brasileiras. Entre as 50 maiores franquias, 32 são de origem brasileira, competindo diretamente com gigantes internacionais.

Riscos e oportunidades

O dado comprova que há espaço para inovação e que a adaptação à cultura e às necessidades do consumidor local são parte do sucesso das operações. Mas a não observação de características locais (culturais, de legislação e outras) pode ser um impeditivo. De acordo com a ABF, o número de redes estrangeiras em operação no Brasil, embora tenha caído de 236 em 2022 para 154 em 2023, ainda representa uma presença significativa.

A ABF aponta que o setor já é bastante maduro no Brasil, com uma infraestrutura bem desenvolvida e legislação clara. Os investidores estrangeiros também encontram uma cultura do negócio franchising avançada e uma vasta rede de franqueados experientes. Isso atraiu para o país, em 2023, novas marcas como as redes norte-americanas de restaurantes Dickey’s e Popeyes Louisiana Kitchen e a Points, rede francesa que atua no setor automotivo.

Ao mesmo tempo, as redes brasileiras são oportunidades de entrada rápida no país de redes internacionais que tenham capacidade de investimento. Em 2017, a italiana Luxottica, maior fabricante de óculos do mundo, adquiriu por 110 milhões de euros a rede varejista Óticas Carol que, com 1.400 lojas, posiciona-se hoje em nono lugar entre as 20 maiores franquias do país. A rede de escolas de inglês Wizard, criada no Brasil em 1987, foi adquirida pelo grupo britânico Pearson por R$ 1,7 bilhão (275 milhões de euros) e hoje é a 17ª colocada no ranking das franquias no Brasil, com mais de 1.000 franqueados.

RANKING 20 MAIORES FRANQUIAS BRASILEIRAS

Marca

SEGMENTO

LOJAS

VARIAÇÃO sobre 2022

CONTROLE

1

Cacau Show

Alimentação

4216

10,70%

Brasil

2

O Boticário

Saúde e Beleza

3689

0,05%

Brasil

3

McDonald´s

Alimentação

2662

2,50%

Estados Unidos

4

Colchões Ortobom

Casa e Construção

2380

0,30%

Brasil

5

Odontocompany

Saúde e Beleza

1899

-5,20%

Brasil

6

Lubrax +

Serviços Automotivos

1741

1,70%

Brasil

7

Subway

Alimentação

1574

-18,20%

Estados Unidos

8

AM/PM

Alimentação

1540

-3,63%

Reino Unido

9

Óticas Carol (Luxottica)

Saúde, Beleza

1400

-4,30%

Itália

10

Burger King Brasil

Alimentação

1331

5,70%

Canadá

11

BR Mania

Alimentação

1323

10,50%

Brasil

12

Óticas Diniz

Saúde e Beleza

1207

3,34%

Brasil

13

Shell Select

Alimentação

1197

-1,30%

Reino Unido

14

Jet Oil

Serviços Automotivos

1145

0,70%

Brasil

15

Chilli Beans

Moda

1116

13,40%

Brasil

16

CVC Brasil

Hotelaria e Turismo

1038

-3,70%

Brasil

17

Wizard by Pearson

Escola de Línguas

1014

1,40%

Reino Unido

18

Oggi Sorvetes

Alimentação

1005

19,60%

Brasil

19

Bob´s

Alimentação

1002

0,50%

Brasil

20

Correios

Serviços

994

3,00%

Brasil

Fonte: Associação Brasileira de Franquias (ABF)

Internacionalização do setor

O bom desempenho, a experiência adquirida no mercado doméstico e a digitalização (aplicada à gestão) estão alavancando a expansão internacional de redes de franquias brasileiras. Em 2023, a ABF registrou 205 marcas de franchising brasileiras atuando em 125 países. Ano passado havia mais de 2.175 unidades operativas ativas dessas marcas (crescimento de 26,3% com relação a 2022).

Segundo a ABF, outro fator de impulsionamento da internacionalização é o apelo de marcas “made in Brazil”, ligadas aos setores de saúde, beleza e moda (com 39 marcas cada uma.  Nesses segmentos se destacam “O Boticário”, com forte presença nos mercados da América Latina, e a “Chilli Beans”, que ampliou sua atuação nos Estados Unidos. No segmento de alimentação, 36 marcas de franquias brasileiras já atuam no exterior.

Os Estados Unidos são o mercado mais explorado (76 marcas) pelas franquias “multinacionais” brasileiras. Portugal vem em segundo lugar, com 71 marcas. Na terceira posição está o Paraguai, com 54 marcas.

TOP 10 – FRANQUIAS BRASILEIRAS NO EXTERIOR

Países

2022

2023

Estados Unidos

78

76

Portugal

56

71

Paraguai

46

54

Bolívia

27

28

Chile

23

25

Colômbia

23

24

Uruguai

22

24

México

21

24

Argentina

20

19

Espanha

19

19

Fonte: Associação Brasileira de Franquias (ABF)

Postagens Relacionadas