Com o novo Plano Nacional do Turismo 2024 (PNT), lançado em agosto pela agência Embratur, do Ministério do Turismo, o governo brasileiro pretende aumentar a afluência de turistas internacionais em 37% em 4 anos, passando dos 5,9 milhões registrados em 2023 para 8,1 milhões em 2027, com um crescimento médio anual de 8%.
Objetivos do Plano Nacional do Turismo 2024
O PNT também prevê um aumento de 28% nas receitas geradas por visitantes internacionais no período, alcançando US$ 8 bilhões/ano em 2027, consolidando o Brasil como principal destino turístico sul-americano, posição hoje perdida para a Argentina.
As projeções parecem realistas, já que o turismo internacional no Brasil caminha para um 2024 histórico. Segundo o Ministério do Turismo, no primeiro trimestre deste ano, o turismo internacional trouxe ao Brasil US$ 2,06 bilhões, 21,3% a mais que os primeiros três meses de 2023 e o maior valor da série histórica iniciada em 1995. Os últimos dados mantêm o otimismo: de janeiro a junho, o país registrou 3,6 milhões de visitantes estrangeiros e o Ministério do Turismo projeta 7 milhões de visitantes no ano, um recorde para o país.
Investimentos e estratégias do PNT para 2027
O Plano Nacional do Turismo 2024 tem como princípios a cooperação regional, o desenvolvimento do emprego e a sustentabilidade. O plano dedica atenção especial a programas voltados para a promoção da diversidade brasileira, destacando o Brasil como o 3º país em maior número de recursos naturais e o 10º em riqueza cultural, segundo o Fórum Econômico Mundial – 2021. Entre diversas frentes, o PNT irá investir no aumento da segurança e apoiar a inovação tecnológica e digital no setor de turismo.
Itália entre os maiores emissores de turistas ao Brasil
Em 2023, 129,4 mil italianos desembarcaram no Brasil para passar suas férias no país, representando apenas 2,2% do total de turistas que visitaram o Brasil no ano. No ranking de origem dos turistas que visitam o Brasil, a Itália ficou em 10º lugar.
Com o Plano Nacional do Turismo 2024, o Brasil busca aumentar a presença de turistas italianos e de outros mercados internacionais, posicionando-se novamente como um dos principais destinos turísticos da América do Sul.
Para mais informações sobre o PNT e oportunidades no turismo brasileiro, visite o site da
Embratur.